Formatura celebra a conclusão de mais uma etapa na trajetória de estudantes da EJA

Em Indaial, a Prefeitura mantém um convênio com o SESI para a oferta gratuita da EJA – Ensino Fundamental.

Por Roman Raiter 28/10/2026 - 16:40 hs
Foto: PMI

A conclusão de uma etapa importante na vida de 57 estudantes de Indaial foi celebrada na noite dessa terça-feira (27), durante a cerimônia de formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI, realizada na Rivage, em Blumenau. O evento, promovido pelo SESI Regional, reuniu formandos de diferentes municípios da região.


Em Indaial, a Prefeitura mantém um convênio com o SESI para a oferta gratuita da EJA – Ensino Fundamental. A parceria possibilita que jovens e adultos retomem os estudos e concluam essa etapa da Educação Básica, com professores e estrutura disponibilizados pela instituição.


Além do Ensino Fundamental, o SESI também oferece a EJA – Ensino Médio, com gratuidade destinada a colaboradores de indústrias parceiras. A iniciativa representa uma oportunidade para quem deseja ampliar a escolaridade, desenvolver novas habilidades e buscar melhores perspectivas pessoais e profissionais.


O secretário de Educação, Manoel Boaventura, destaca a importância de incentivar a continuidade dos estudos e ampliar o acesso à educação. “A conclusão dos estudos representa uma conquista importante, que abre portas e amplia as possibilidades para o futuro. Nosso compromisso é apoiar iniciativas que permitam a jovens e adultos retomar sua trajetória escolar”, ressalta.


A EJA SESI oferece um formato flexível, com aulas híbridas e encontros presenciais de uma a duas vezes por semana, facilitando a conciliação dos estudos com o trabalho e os demais compromissos. Cada etapa pode ser concluída em aproximadamente 13 meses. A idade mínima para ingresso é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.


Os interessados em ingressar na EJA podem entrar em contato diretamente com o SESI Indaial pelo WhatsApp (47) 3231-5366 ou comparecer presencialmente à unidade, na Avenida Pioneiros, 235, Centro. Para o Ensino Médio, há previsão de novas oportunidades de ingresso nos meses de março, junho e setembro.